Testamento Espiritual

TUDO POR AMOR
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Escrevo aos meus amados filhos e às minhas amadas filhas este testamento. À Santíssima Virgem deixo encomendados todos os meus filhos e filhas, as minhas duas amadas Congregações e todos os pobres acolhidos nelas.
Desejo deixar aos meus filhos e filhas, a preciosa herança que eu gratuitamente e sem mérito algum, recebi do bom Jesus. Estes bens são: uma fé viva no Pai Eterno, em seu Divino Filho, no Espírito Santo, no Santo Evangelho, na Sagrada Eucaristia, no triunfo da ressurreição e na glória do bom Jesus e em tudo quanto ensina nossa Santa Mãe Igreja, Católica, Apostólica, Romana. Uma firme esperança, uma caridade ardente, um amor forte ao bom Jesus e às Constituições ditadas por Ele e escritas com muita fé e confiança por esta pobre criatura, para que os meus amados filhos e filhas, sejam ricos pela eternidade, pois cumprindo-as ao pé da letra, elas serão o sólido capital que os enriquecerá na pátria celeste. Os advirto que o bom Jesus se encarregará de fazer justiça a todos aqueles, filhos e filhas, que olhando estas suas amadas Constituições, sem amor e respeito, deixem de cumprir o que elas ordenam ou atrevam a corrigir ou modificar algo do que pertence ao espírito ou ao fim destas santas Constituições.
Desejo que todos os meus filhos e filhas sejam muito pobres de bens materiais, mas muito ricos em virtudes, sobretudo das virtudes cardeais: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança, virtudes que representam a paixão e morte do nosso divino Mestre e são as que devem resplandecer nos Filhos Amor Misericordioso e na Servas do Amor Misericordioso, juntamente com a Fé, a Esperança e a Caridade. Recomendações que faço aos meus amados filhos e filhas. Sede humildes, amai-vos mutuamente, afastai de vós os juízos levianos Não ambicioneis cargos ou postos elevados. Abandonai-vos nas mãos da obediência como criancinhas. Não disputais nem disputeis, não vos preocupeis de coisas que fogem de vossa competência como criancinhas. Não discutais nem disputeis, não vos preocupeis de coisas que fogem de vossa competência. Sede muito criativos e amantes da oração, pois o principal meio para alcançar a graça e a glória, é a oração. Trilhai o caminho estreito da mortificação. Trabalhai para conseguir o desprendimento e o desprezo de vós mesmos, que conseguireis com o conhecimento de nosso Deus, de seu amor, e o conhecimento de nosso nada e de nossas misérias.
Procurai fazer sempre e em tudo a vontade de nosso Deus e buscai sempre a sua glória e jamais a vossa. Guardai-vos, filhos meus, de toda avareza. Procurai não se apegar às coisas terrenas, pois o Filho e a Serva do Amor Misericordioso, devem se ocupar com a caridade e com as coisas divinas e espirituais, e o conseguirão facilmente, se os corações estiverem fixos no bom Jesus. Andai muito alerta para que não vos envolvais em cuidados alheios à vossa vocação e ao vosso estado. Jamais vos metais em negócios mundanos que contrariam a vossa vocação, sequer de caridade ou prudência.
Petição que faço ao bom Jesus no momento da morte do meu corpo e vida da minha alma, por misericórdia e amor do meu Deus. Peço ao bom Jesus que seja Ele e a glória de Deus, o movente das ações de todos os Filhos e Filhas. Que Ele seja sempre advogado deles e os defenda contra os inimigos de sua respectiva Congregação, repetindo sempre em favor deles: "Pai, perdoai-os porque não sabem o que fazem".
Faz, meu Jesus, que na hora da morte, todos os Filhos e Filhas possam dizer, cheios de amor e confiança o que eu Te digo nestes momentos, esperando na Tua caridade, amor e misericórdia:          “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito”.
Collevalenza, 22 de março de 1955